terça-feira, 20 de novembro de 2012

CAPITULO 3- OS NOMES E OS TÍTULOS DE DEUS


A UNICIDADE do ETERNO nosso SOBERANO CRIADOR YHWH
Capítulo 3. OS NOMES E TÍTULOS DE DEUS


01- NOME DO ALTÍSSIMO EM HEBRAICO


" E não há SALVAÇÃO em nenhum outro: porque debaixo de céu não existe nenhum outro NOME dado entre os homens, por meio do qual devemos ser SALVOS " ( Atos 4 : 12 ).

02- O NOME DO CRIADOR YHWH EM PALEO-HEBRAICO E HEBRAICO

Embora o homem não possa compreender completamente ao Eterno e Soberano Criador, O Supremo YHWH YAHUWH empregou vários métodos para se revelar à humanidade. Um destes métodos é o uso de diferentes títulos para identificar a si mesmo.

03- ALFABETO PALEO-HEBRAICO E HEBRAICO

04- O NOME DO CRIADOR YHWH NO DNA HUMANO:
Veja o vídeo:

A escolha de um nome nos tempos da Bíblia, especialmente nos tempos do Velho Testamento, era muito mais significativo do que costuma ser em nossos dias. As pessoas usavam nomes freqüentemente para revelar algo sobre as suas características, história, ou natureza de indivíduos, e o Eterno Criador também agiu assim. Assim, O ALTÍSSIMO mudou o nome de Abrão (significando pai exaltado) para Abraão (pai de uma multidão), e o nome de Jacó (suplantador) para Israel (o que luta como Deus). Até mesmo no Novo Testamento, Yahuwhshua Hamashyah ( Hebraico ) mudou o nome de Simão (audição) para Pedro (rocha). As citações da Bíblia Amplificada em nota de rodapé em I Reis 8 : 43 Faz uma citação de Davis no Dicionário Bíblico, do Comentário de Ellicott sobre a Bíblia, e do Novo Dicionário Bíblico para destacar o significado do nome do SUPREMO CRIADOR Saber o nome do SOBERANO é testemunhar a manifestação desses atributos e temer aquele caráter que o nome denota.

05- PROVAS NA BÍBLIA DO NOME DO CRIADOR YHWH:
veja o vídeo;

O Nome do Eterno Criador, quer dizer, a sua própria revelação.
O Nome significa a presença ativa da pessoa na perfeição do caráter revelado.”Os professores Flanders e Cresson da Universidade de Baylor afirmam:” para os antigos, o nome é à parte da pessoa, é uma extensão da personalidade do indivíduo."


06- PAPIROS REAIS DO EGITO COM O TETRAGRAMA YHWH

07- JESUS NOME FALSO E UM IMPOSTOR E USURPADOR:
Veja o vídeo:

O ETERNO usou alguns títulos como meios aos poucos, se auto-revelar. Por exemplo, em Êxodo O TODO-PODEROSO disse: 6 : 3 “ Eu me apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, pelo nome de YHWH YAHU Todo-poderoso, mas pelo meu nome YHWH YAHU - eu não lhes fui conhecido ”.Versos 4 a 8 tornam claro que o significado do nome Eterno para Israel estava associado com redenção e salvação. Nós sabemos que Abraão realmente usou o nome YHWH YAHU ( Gênese 22 : 14 ); porém, O Soberano não fez conhecido a ele o significado completo deste nome em seu aspecto redentor. Assim, em Êxodo 6 : 3 O CRIADOR prometeu se revelar a si próprio ao seu povo de uma nova maneira. Quer dizer, ele começou a associar o seu nome com uma compreensão nova do seu caráter e presença.


08- O NOME DO MESSIAS SEM MASSORÉTICOS:
Veja o vídeo:

Além de usar nomes para manifestar seu caráter, O SOBERANO usou seu nome para manifestar sua presença. Por ocasião da dedicação do Templo, Salomão reconheceu que o Criador era onipresente e que nenhum templo o poderia conter ( I Reis 8 : 27 ). Como O ETERNO CRIADOR preenche o universo, Salomão perguntou como o Templo, uma estrutura artificial erguida pelo homem, poderia conter O SUPREMO. Então ele respondeu à sua própria pergunta lembrando o Soberano de sua promessa: “O meu nome YAHU vosso ULHÌM ( O Todo-poderoso ) estará ali"
( I Reis 8 : 29 ).


09-TRANSLITERAÇÕES DOS NOMES BÍBLICOS FORAM MAL FEITAS:
Veja o vídeo:

Embora a onipresença do Eterno não pudesse ser limitada ao Templo, contudo a plenitude de seu caráter representado por seu nome poderia habitar ali.
Salomão continuou orando: "afim de que todos as pessoas da terra possam saber o seu nome"

( I Reis 8 : 43 ). Mais uma vez, isto une o nome do Eterno com a revelação de seu caráter. O próprio Deus usou o conceito de seu nome para representar a revelação de sua natureza e poder. Ele disse ao Faraó: “Mas deveras para isso te hei mantido, a fim de mostrar-te o meu poder; e para que seja o meu nome anunciado em toda a terra" ( Êxodo 9 : 16 ).
O nome do Eterno representa sua autoridade também como o seu poder. Por exemplo, ele revestiu com a autoridade de seu nome o anjo que conduziu os Israelitas ( Êxodo 23 : 21 ). Esse anjo provavelmente era uma teofania do Criador uma vez que a passagem expressa a ideia de que o anjo agiu com toda a autoridade do próprio Eterno.


10- PAPIROS REAIS DO EGITO COM O TETRAGRAMA YHWH

O NOME  do ETERNO E SOBERANO CRIADOR representa o seguinte:
( 1 ) A presença do Criador mesmo,
( 2 ) A revelação de seu caráter ( Amor e Justiça ),
( 3 ) Seu poder
( 4 ) Sua autoridade.
Aqui estão outros pontos que demonstram a importância dada pelo SUPREMO ao seu próprio nome:
1. O Altíssimo nos revela o seu eterno nome YHWH YAHU - EU SOU O QUE SOU e o seu memorial de geração em geração ( Êxodo 3 : 12 - 15 )
2. O Soberano Criador exige TEMOR (reverência, respeito) a seu NOME ( Deuteronômio 28 : 58 - 59 ). Ele ordena que o homem não tome seu nome em vão ( Êxodo 20 : 7 ).
3. O Supremo adverte seu povo a não se esquecer do seu nome ( Salmo 44 : 20 - 21; Jeremias 23 : 25 - 27 ).
4. O Eterno Criador promete uma bênção a todo aquele que conhecer o seu nome ( Salmo 91 : 14 - 16 ). Há uma bênção também para aqueles que se lembram do seu nome ( Malaquias 3 : 16 ).

11- O NOME  DO ETERNO E SOBERANO CRIADOR NA RAIZ FALA HUMANA: 
veja o vídeo:

Tendo em mente o seu significado, vamos examinar alguns nomes usados para o Soberano no Velho Testamento.

Títulos do CRIADOR No Velho Testamento:

12- O SUPREMO CRIADOR ASSINOU SUA OBRA PRIMA

Abaixo temos uma lista das palavras primeiro usadas para designar o Eterno no Antigo Testamento:
Lista 2: Nomes Para Deus No Antigo Testamento
Português - Hebraico - Exemplos nas Escrituras
01- Eterno Ul-him : Gênesis 1 : 1
02- Eterno Ul : Gênesis 14 : 18
03- Eterno Uloah : Neemias 9 : 17
04- Deus Ulah (forma aramaica) : Daniel 2 : 18
05- CRIADOR YHWH (Yahuwh) : Gênesis 15 : 2
06- ETERNO YHWH ou YAHU : Gênesis 2 : 4
07- YAHUWH YHWH : Êxodo 6 : 3
08- YAHU YH (Yah) : Salmo 68:4
09- Soberano Ul-him : Joshua 3 : 11
10- Supremo Ul-him: Gênesis 15 : 2
11- EU SOU QUE EU SOU : Asher de Eheyeh Eheyeh Êxodo 3 : 14
12- EU SOU Uheyeh : Êxodo 3 : 14
13- Deus Altíssimo Ul-Elyon : Gênesis 14 : 18
14- O Deus de visão Ul-Roiy : Gênesis 16 : 13
15- Deus todo-poderoso Ul-Shua-odai : Gênesis 17 : 1
16- Deus perpétuo Ul-Olam :Gênesis 21 : 33



08-A OCULTAÇÃO DO NOME DO ETERNO: 
Veja o vídeo:

El significa força, poder, todo poder, ou, por extensão, divindade. Uloah é provavelmente um derivado de ul, e se refere sempre à Divindade. Elah é a forma aramaica (Caldéia) de Uloah. Ul-him é a forma plural de Uloah, e o Antigo Testamento usa essa palavra mais do que qualquer outra, para significar Deus. Neste caso, o plural no hebraico, nesse caso, é uma forma intensiva de denotar a grandeza, majestade, e os atributos múltiplos de Eterno. ( Veja Capítulo 7 – EXPLICAÇÕES DO NOVO TESTAMENTO.)

A Bíblia usa também a palavra elohim para se referir a falsos deuses ( Juizes 8 : 33 ), seres espirituais ( I Samuel 28 : 13 ), e a governadores e juízes ( Salmo 82 ). Nestes casos é traduzido deus ou deuses. Adon significa governador, dono, ou senhor tanto humano, como angelical, ou divino. Adonai é a forma enfática de Adon, e especificamente se refere ao Senhor (Deus).
Yahuwh é o nome redentor do Eterno no Antigo Testamento ( Êxodo 6 : 3 - 8 ), e o nome sem igual pelo qual o único Deus verdadeiro se distinguiu no Antigo Testamento de todos os outros deuses ( Isaías 42 : 8 ). Significa "Aquele que é por si mesmo, ou o Eterno”.Esse conceito também aparece nas expressões "EU SOU O QUE SOU" e "Eu SOU", usadas por Deus a seu próprio respeito. Flandres e Cresson explicam que Yahuwh é a forma da terceira pessoa do verbo "ser" em Hebraico. [7] Yahuwh quer dizer "Ele é." Quando usado por Deus, a forma verbal está na primeira pessoa, ou "Eu Sou." Em outras palavras, Yahuwh e "Eu Sou" são formas diferentes do mesmo verbo. Além disso, ambas indicam uma existência ativa (possivelmente causadora ou criativa) muito mais que apenas uma existência passiva.
No inglês, Yah aparece uma vez na versão KJV como uma abreviação de Yahuwh ( Salmos 68 : 4 ). YHWH aparece muitas vezes na versão KJV ( Êxodo 6 : 3; Salmos 83 : 18; Isaías 12 : 2; Isaías 26 : 4 ) e apenas três vezes como parte de um nome composto ( Gêneses 22 : 14; Êxodo 17 : 15; Juízes 6 : 24 ).

Em todos os outros lugares, os tradutores da versão King James usam Deus ou Senhor (com maiúsculas) para representar YHWH. Na maioria das vezes eles usam SENHOR ( exemplo: Gêneses 2 : 4 ), usando DEUS apenas quando Adonai (Senhor) também apareceu na mesma frase ( exemplo: Gêneses 15 : 2 ).

09- DEUS = ZEUS, DE ONDE VEIO ESSE NOME OU TITULO: 
veja o vídeo:

Usando SENHOR para substituir YHWH, eles estavam apenas seguindo uma tradição judaica antiga de substituir Adonai por YHWH simplesmente quando estavam copiando ou lendo as Escrituras. Este costume surgiu porque os judeus quiseram salvaguardar de levar o nome de Deus em vão, o que violaria o Terceiro Mandamento ( Êxodo 20 : 7 ).
Eles pensavam que pela repetição constantemente do nome sagrado de Deus, poderiam começar a tratá-lo casualmente demais ou mesmo levianamente. O nome de Deus era tão santo e sagrado que eles não deveriam usá-lo. YHWH = YAHU = YAHUSHUA ( Hebraico ) e os apóstolos também seguiram este costume.

10-  PROVANDO QUE SENHOR  É BAAL! o deus dos templos de pedra!: 
veja o vídeo: 

O Novo Testamento usa a palavra grega kurios, significando Salvador, ao citar passagens do Antigo Testamento que usam YHWH (Mateus 3:3; 4:7, etc.).
Como os antigos Hebreus não costumavam usar vogais escritas e desde que os judeus deixavam de pronunciar o nome sagrado, ninguém sabe qual era a pronúncia original de YHWH.
Tudo que temos são as quatro letras hebraicas (chamadas tetragrama), que normalmente são traduzidas literalmente por YHWH e pronunciadas com YAHU ( Hebraico ).
Vamos deixar de usar Jeová pelo resto do livro como é tradicionalmente usado em português e na versão KJV.
Nomes compostos de YHWH
Além das designações já citadas para o Eterno, o Antigo Testamento usa vários nomes compostos de YHWH para descrever Deus e mais completamente revelá-lo. Eles
são listados no quadro abaixo.[Os números 1, 3, e 5 aparecem como tal na maioria das versões inglesas; o resto aparece no Hebraico mas são traduzidos para o inglês. Além disso, o Novo Testamento usa ainda por duas vezes “o Ul-him Sabaoth" ( o Ul-him dos Exércitos )         ( Romanos 9:29; Tiago 5:4 ).

Lista 3: Nomes Compostos de YHWH
http://yahushua.com.br/
Nome - Passágem - Significado
01- YHWH-yireh : Gêneses 22 : 14 : O ETERNO verá (i.e. proverá).
02- YHWH-rapha : Êxodo 15:26 : O ETERNO CRIADOR que cura, sara.
03- YHWH-nissi : Êxodo 17 : 15 :O ETERNO nossa bandeira (i.e., vitória).
04- YHWH-m'kaddesh : Êxodo 31:13 : O ETERNO que santifica
05- YHWH-shalom : Juízes 6:24 : O ETERNO nossa paz
06- YHWH-sabaothI  : Samuel 1:3 : O ETERNO dos Exércitos (Todo-Poderoso)
07- YHWH-ulyon : Salmos 7:17 :O ETERNO Altíssimo
08- YHWH-raah : Salmo 23:1 :O ETERNO meu pastor
09- YHWH-hoseenuSalmo 95:6 O ETERNO que nos criou
10- YHWH-tsidkenu : Jeremiah 23:6 :O ETERNO Nossa Justiça
11- YHWH-shammah : Ezekiel 48:35 : O ETERNO está presente (Ali)

A Revelação Progressiva Do Nome YHWH YAHU nosso ULHÌM ( O Todo-poderoso )


11- O ALTÍSSIMO YHWH ASSINOU SUA OBRA PRIMA

Ficamos sabendo que, no Velho Testamento o Eterno revelou mais sobre ele mesmo à medida que as necessidades surgiam na vida do homem, e ele usou nomes para expressar esta auto-revelação.
Quando Abraão precisou de um cordeiro para o sacrifício, o CRIADOR se revelou como YHWH-yireh, o ETERNO que provê.
Quando Israel precisou de libertação, O SOBERANO  revelou que o seu nome YHWH tinha um significado anteriormente desconhecido com respeito a libertação e salvação 
( Êxodo 6 : 3 - 8 ).
Quando Israel precisou de proteção para as doença, o Eterno se revelou como YHWH-rapha, o ETERNO que cura.
Quando Israel precisou vencer seus inimigos, Deus se revelou como YHWH-nissi, o Eterno nossa bandeira, i.e., vitória.
Assim, os nomes e títulos descritos acima, revelam todos aspectos importantes sobre a natureza de Deus.
Porém, nenhum deles é uma revelação completa da natureza do Soberano. Muitas pessoas no Velho Testamento perceberam isto; eles desejaram saber mais a respeito do ALTÍSSIMO e expressaram seu desejo pedindo para conhecer seu nome. Quando Jacó lutou com o homem em Peniel (uma manifestação de Deus), ele perguntou: “Dize-me, rogo-te”, como te chamas. O Altíssimo não lhe revelou seu nome, mas o abençoou ( Gênese 32 : 29 ). Manoá, o pai de Sansão, perguntou para o anjo do CRIADOR qual era seu nome e recebeu a seguinte resposta": Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?" ( Juizes 13 : 18 ). O profeta Agur perguntou a respeito de Deus," qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?" ( Provérbios 30 : 4 ), Ele estava olhando para o futuro, tentando saber com que nome Deus se revelaria quando ele apareceria como o Filho. Zacarias profetizou que a hora virá quando o ETERNO será o rei sobre toda a terra, e que “aquele dia um será o ETERNO, e um só será o seu nome” ( Zecarias 14 : 9 ).

O NOME DO ETERNO E SOBERANO CRIADOR YAHUSHUA
http://yahushua.com.br/


12- QUEM REALMENTE È JESUS CRISTO?? 
Veja o vídeo:

Quando vier a plenitude dos tempos, O ETERNO YHWH=YAHU satisfará os desejos do seu povo e revelará a si próprio em todo seu poder e gloria pelo NOME de YAHUSHUA. YAHUSHUA ( Números 13 : 16 ), Yahushua ( Esdras 2 :2 ), ( Êxodo 17 : 9 ). Atos 7:45 e Hebreus 4 : 8
YHWH YAHUSHUA quer dizer YHWH YAHU-salvador, nos fica particularmente evidente porque a palavra grega para Yashua é praticamente idêntico à sa Salvação, ou YHWH é Salvação.
Por isso o anjo disse: "Ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de YAHUSHUA : porque ele salvará o seu povo dos pecados deles" ( Mateus 1 : 21 ). A identificação do nome Yahushua com salvação hebraica para salvação, especialmente porque o hebraico antigo não usava vogais escritas.
Na realidade, a Concordância Exaustiva Forte traduz como Yahuwh e a palavra hebraica para salvação como Yahuwhshua, o Eterno Yahuwhshua é o único que de fato viveu de acordo com esse nome. ele é o único que é de fato o que o nome descreve. YAHUSHUA é a culminância de todos os TÍTULOS do ETERNO no Velho Testamento.
Ele é o nome mais alto, o mais exaltado jamais revelado à humanidade. ( Veja Capítulo 4 - YHWH É DEUS para a prova de que Yahushua preenche todos os onze nomes compostos de YHWH antes citados.)

O NOME de YHWH = YAHU + SALVAÇÃO = YAHUSHUA é o NOME do SOBERANO E SUPREMO CRIADOR que ele prometeu revelar quando ele disse: "Por isso o meu povo saberá o meu nome" ( Isaías 52 : 6 ). é o único nome de Zacarías 14 : 9 que encerra e inclui todos os outros nomes do ETERNO dentro de seu significado. A igreja do Novo Testamento é identificada pelo nome de YHWH YAHU. Na realidade Yahushua disse que nós seríamos odiados entre todos os homens por causa do seu nome ( Mateus 10 : 22 )
A Igreja Primitiva foi perseguida por causa do nome de YHWH = YAHU nosso ULHÌM ( Atos 5 : 28; 9 : 21; 15 : 26 ), e eles consideraram isto um privilégio a ser contado merecedor para sofrer pelo seu nome ( Atos 5 : 41 ).
Pedro declarou que o homem manco (coxo) junto à porta do templo chamada Formosa foi curado “pelo nome de YHWH YAHU = YAHUSHUA HAMASHYAH de Nazaré" ( Atos 4 : 10 ). Ele explicou a supremacia e necessidade deste nome para que recebamos a salvação ": E não há salvação em nenhum outro; porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre homens, por meio de quem nós devemos ser salvados" ( Atos 4 : 12 ).
O Apóstolo Paulo escreveu: “Portanto o Criador o exaltou altamente, e lhe deu um nome que está sobre todo nome: para que ao nome de Yahushua se curve todo joelho, nos céus, na terra, e debaixo da terra" ( Filipenses 2 : 9 - 10 ).
Por causa da posição exaltada deste nome, nós somos exortados confiar no nome de Yahushua em tudo que fazemos ou dizemos “: E tudo o que fizerdes seja em palavra ou ação, fazei-o no nome do Yahushua" ( Colossenses 3 : 17 ). Nós ensinamos e oramos no nome de Yahushua ( Atos 4 : 17 - 18; 5 : 28 ).

Nós expulsamos demônios, falamos em línguas, recebemos proteção e poder sobrenatural, e oramos pelos enfermos - tudo no nome de Yahushua ( Marcos 16 : 17 - 18; Tiago 5 : 14 ). Sinais e maravilhas são operados pelo nome de Yahushua ( Atos 4 : 30 ). Oramos e fazemos pedidos a Deus no nome de Yahushua ( João 14 : 13 - 14; 16 : 23 ). Nós nos reunimos no nome de Yahushua Hamashyah ( O Messias ). 


13- ANIMAIS DIZEM O NOME DO SEU CRIADOR YHWH EM HEBRAICO:
veja o vídeo:

( Mateus 18:20 ). Nós batizamos no nome de YaHuWHshua ( Atos 2 : 38 ).
Isto significa que o nome de Yahuwhshua um tipo de fórmula mágica? Não. Para que o nome de Jesus seja eficiente nós temos que ter fé em seu nome ( Atos 3 : 16 ). Precisamos ter fé e conhecer aquele que é o único representado por esse nome ( Atos 19 : 13 - 17 ). O nome de Yahuwhshua é sem igual porque como nenhum outro ele representa a presença de seu dono. representa a presença o poder e a obra de Deus. Quando falamos o NOME de YAHUWHSHUA HAMASHYAH com fé, o próprio ETERNO se torna realmente presente e começa a trabalhar. O poder não vem do modo como o nome soa, mas vem porque a expressão vocal do nome em fé demonstra obediência à Palavra de Deus e fé na obra de Yahuwhshua. Quando chamamos seu nome com fé, Yahuwhshua manifesta sua presença, opera sua obra, e satisfaz à nossa necessidade.
Pelo nome YHWH Yahushua Hamashyah, então, O Eterno e Soberano Criador se revela completamente.

Vemos, conhecemos, honramos, cremos, e recebemos Yahushua, na mesma medida em que vemos, conhecemos, honramos, cremos, e recebemos Deus o Pai ( João 5 : 23; 8 : 19; 12 : 44 - 45; 13 : 20; 14 : 7 - 9 ).
Se nós negarmos Yahushua,Hamashyah nós negamos o Pai ( I João 2 : 23 ),
Mas se usamos o NOME de YAHUSHUA glorificamos o Pai ( Colossenses 3 : 17 ).
A Bíblia profetizou que o Messias declararia o nome do ETERNO ( Salmo 22 : 22; veja Hebreu 2 : 12 ). Yahuwhshua afirmou que ele tinha manifestado e tinha declarado o nome do Pai ( João 17 : 6, 26 ). Na realidade, ele herdou o nome do Pai ( Hebreus 1 : 4 ). Como Yahushua manifestou e declarou o nome do Pai YHWH?

Ele o fez revelando o significado do nome pelas obras que ele fez, as quais eram obras de YHWH ( João 14 : 10 - 11 ). Da mesma maneira que Deus no Velho Testamento revelou mais progressivamente sobre a natureza dele e o seu nome respondendo às necessidades de seu povo, assim Yahushua no Novo Testamento revelou mais a respeito da natureza e nome de Deus completamente por milagres, curas, expulsando demônios, e perdoando pecados.
Yahushua Hamashyah declarou o nome do Pai através de suas obras; por elas provou que ele realmente era o Pai, o YHWH YAHU do Velho Testamento. ( Veja Isaías 35 : 4 - 6 com Lucas 7 : 19 - 22. ) Demonstrando o poder de Deus conforme as profecias, Ele provou que YHWH YAHU era o nome do Pai.

Por que o nome de Yahushua é a revelação completa do Eterno e Supremo Criador?
Simplesmente porque Yahushua é YHWH YAHU e em Yahushua habita corporalmente toda plenitude da Divindade, inclusive o papel do Pai YHWH YAHU    ( Colossenses 2 : 9 ).
Ainda estudaremos esta grande verdade no Chapter 4 - YHWH = YAHUSHUA É O ETERNO.


14-YAWEH - DEUS DA NOVA ORDEM MUNDIAL &
SINAGOGA DE SATANÁS: veja o vídeo:


SAIBA MAIS:
1- LEIA AS ESCRITURAS SAGRADAS E SAIBA MAIS:
https://asescriturasfalam.wordpress.com/man-yahu/
2- VERDADES QUE LIBERTAM
https://verdadesquelibertam.wordpress.com/
3- LOUVORES PARA YAHUSHUA
https://www.youtube.com/watch?v=x5Hm9gezXic
4- RESTAURANDO VEREDAS
http://restaurandoveredas.blogspot.com.br/2015/06/conheca-o-nome-que-salva-o-nome-sagrado.html
5- O VERDADEIRO NOME DO ETERNO
https://www.youtube.com/watch?v=B2qsfvdglQY
6- O VERDADEIRO NOME DO ETERNO E DO MESSIAS
http://yahushua.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, TODAS as BENÇÃOS do ALTÍSSIMO nosso ETERNO e SOBERANO CRIADOR YHWH=YAHUH=YAHUSHUA, sejam com você e família, hoje e sempre.